Agenda do Governo De momento não há eventos a reportar. Pode consultar mais itens, clicando abaixo.
Últimas Notas
Artigo sem Imagem
Nota de Imprensa
9 de Agosto 2022
Presidente do Governo congratula atletas açorianos por títulos no Campeonato Mundial de Ginástica Aeróbica
O Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, congratulou hoje, em Ponta Delgada, o atleta açoriano Tiago Pinheiro e atleta Matilde Cymbron pela conquista dos títulos de Campeão Mundial e Vice-campeã Mundial de Ginástica Aeróbica, prova que decorreu no passado mês de junho, em Guimarães.   Segundo o Presidente do Governo, os resultados alcançados pelos dois atletas “destacam e enaltecem os Açores no mundo”. “Estes prémios resultam de muito esforço e de um talento associado ao treino e à vontade de superação das limitações”, indicou o chefe do Executivo açoriano. Para José Manuel Bolieiro, “não é a distância nem a pequenez que afasta a excelência”.  “O que nos aproxima da excelência é a vontade de superar, o treino, a dedicação e o prestígio com que nos queremos apresentar enquanto povo e enquanto capacidade coletiva, através dos desempenhos pessoais no exterior”, destacou.  “Estas representações mundiais são uma referência” para os Açores, afirmou o Presidente do Governo, assumindo que “é necessário demonstrar a jovens talentos o reconhecimento do Governo Dos Açores”.  José Manuel Bolieiro conclui ainda que “o reconhecimento do mérito é, não só um estímulo, mas também um exemplo para os outros”.
more
Artigo sem Imagem
Nota de Imprensa
9 de Agosto 2022
Nota Informativa
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.
more
CONSTRUIR 2030 - logotipo
Nota de Imprensa
9 de Agosto 2022
Empresas açorianas já podem iniciar os seus projetos de investimento no âmbito do CONSTRUIR 2030
A Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, através da Direção Regional do Empreendedorismo e Competitividade (DREC), informa, à semelhança do que acontece a nível nacional, já ser possível as empresas açorianas iniciarem os seus projetos de investimento, de acordo com um registo de pedido de auxílio.   Para tal, os empresários deverão preencher um formulário eletrónico que se encontra disponível na plataforma digital da DREC com as seguintes informações: identificação e dimensão da empresa; descrição dos objetivos do projeto; localização dos investimentos; calendarização do investimento (com data de início e fim dos trabalhos) e quadro de investimentos.    Após o preenchimento, o documento será submetido à DREC, o qual será considerado perante a tutela como uma declaração que posteriormente será confirmada pela Autoridade de Gestão em sede de futura candidatura no âmbito do sistema de incentivos ao investimento privado, não vinculando qualquer decisão de concessão de apoio.    O Governo Regional dos Açores encontra-se a desenvolver legislação referente ao CONSTRUIR 2030, bem como a sua regulamentação ao nível dos apoios, a qual contou com os contributos dos empresários resultantes do périplo realizado em todas as ilhas do arquipélago e enviados para o portal CONSTRUIR 2030.    Pela primeira vez, será permitida a existência de apoios cofinanciados até 70% a fundo perdido para projetos de micro e pequenas empresas. Neste sentido, o CONSTRUIR 2030 vai disponibilizar um montante de 360 milhões de euros.   Sendo uma medida diferenciadora, o CONSTRUIR 2030 visa a obtenção de resultados concretos na sociedade aliando o investimento físico nos Açores à qualificação e contratação dos açorianos.
more
Artigo sem Imagem
Nota de Imprensa
5 de Agosto 2022
Nota informativa com agendamento
teste
more
Artigo sem Imagem
Nota de Imprensa
4 de Agosto 2022
Vice-Presidência do Governo apoia ensino da programação e da robótica em mais de 200 mil euros
A Vice-Presidência do Governo, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, já atribuiu, este ano, mais de 200 mil euros ao ensino da programação e da robótica.  Este investimento representa, por um lado, o apoio concedido à criação e/ou funcionamento dos Clubes de Programação e Robótica, e, por outro, à implementação do projeto Atelier do Código.   A Rede de Clubes de Programação e Robótica tem por objetivo promover a literacia científica nos jovens em idade escolar e desenvolver a cidadania através da promoção de pedagogias orientadas para as competências digitais  e da formação nas áreas das STEM (ciência, tecnologia, matemática, engenharia), sendo esta, atualmente, composta por 38 clubes, distribuídos por 32 escolas do ensino público , 5 escolas profissionais, e 1 na Universidade dos Açores, envolvendo cerca de 400 alunos e mais de 40 professores.  Por seu turno, o projeto Atelier do Código, a funcionar em todas as escolas dos 1º e 2º ciclos dos Açores, visa o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de resolução de problemas dos alunos da Região Autónoma dos Açores e contribuir para a melhoria do seu desempenho noutras áreas disciplinares, ao mesmo tempo que procura garantir o  reforço e atualização, pelos professores, de competências em novas áreas de ensino, qualificando-os para a integração da Programação nas escolas da Região Autónoma dos Açores.  No presente ano letivo, o projeto do Atelier do Código abrangeu já mais de 9.000 alunos, de 850 turmas, e 430 professores, tendo sido desenvolvidas mais de 1.450 atividades.  Prevê-se que, até final de 2022, o investimento no ensino da programação e da robótica ultrapasse os 285 mil euros.
more
abertura do seminário
Nota de Imprensa
27 de Abril 2022
Teste de nota, fotos, audio e video
O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, evidenciou hoje, na Ribeira Grande, "a profícua cooperação dos arquipélagos dos Açores e de Cabo Verde no desenvolvimento de projetos para a produção de agroalimentos". O governante falava na sessão de abertura do seminário "A Cooperação na Agricultura e os Desafios da Insularidade". O encontro contou com a presença do Ministro da Agricultura e do Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva, que lidera uma comitiva daquele arquipélago que se encontra de visita aos Açores. António Ventura sublinhou que a importância de ambos os arquipélagos obriga a abordar "a importância da agricultura" e de parcerias neste campo, até porque produzir agroalimentos em territórios destes "é diferente de produzir alimentos em qualquer outro espaço geográfico da Europa ou do mundo", por via da "influência marítima, do solo vulcânico, do clima e dos microclimas" de Açores e Cabo Verde. "Os arquipélagos têm presença nesse desenvolvimento e nesse espaço no futuro", considera o governante. Assim, a realização deste seminário que junta os arquipélagos dos Açores e de Cabo Verde, "marca um pequeno passo, mas de grande importância naquilo que pode estrategicamente uma cooperação e uma articulação entre arquipélagos", frisou o governante. Nesse sentido, António Ventura lançou o repto ao Ministro da Agricultura e do Ambiente de Cabo Verde, para, em articulação também com a Madeira, haver "este triângulo entre os três arquipélagos" em prol de "uma política comum, estabelecendo reivindicações, desafios e vantagens". "Os três em conjunto têm muitas vantagens para a União Europeia, para a Europa" e para o mundo, prosseguiu o Secretário Regional, sublinhando ainda a necessidade de estes territórios serem "reconhecidos" pelas suas mais-valias. António Ventura deixou ainda uma palavra de apreço à Federação Agrícola dos Açores, pois, segundo os últimos dados da Pordata, esta instituição é em seu entender, "a organização de produtores mais importante de Portugal", acrescentando que "os Açores se afirmam cada ver mais no contexto agroalimentar do país".
camera detail video detail audio detail
more
abertura do seminário “A Cooperação na Agricultura e os Desafios da Insularidade
Nota de Imprensa
27 de Abril 2022
Teste nota, fotos e audio (2)
Ponta Delgada, 17 de janeiro de 2022 - Governo Regional "firme" no entendimento de uma Universidade dos Açores fortalecida, realça José Manuel Bolieiro O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, sublinhou hoje que o XIII Executivo Regional está "firme" na defesa de uma Universidade dos Açores fortalecida, a que não pode ser alheia a responsabilização do Estado. "É facto que os tempos mais recentes têm sido difíceis e desafiantes. Temos de ser ainda mais fortes. Mais fortes na nossa convicção e unidade, a favor do ensino superior público nos Açores. A favor da nossa Universidade dos Açores, com a sua tripolaridade e singularidade. Ao Estado não se pode permitir qualquer desresponsabilização neste dever democrático, de civilização, moderno e de futuro indeclinável", considerou o governante. José Manuel Bolieiro falava na Aula Magna da Universidade dos Açores (UAc), na cerimónia que assinalou o 46º. aniversário da instituição. À Região Autónoma dos Açores, prosseguiu o Presidente do Governo, "não se pode compreender qualquer desligamento de corresponsabilização pelo presente e futuro sucesso" da Universidade, do ensino superior nos Açores, do conhecimento, da cultura académica, da investigação, ciência e inovação. "O Governo dos Açores está firme neste entendimento e solidário com o presente e futuro da Universidade dos Açores. Não vacilou, nem vacilará, na ação e na reivindicação", sublinhou. Depois, José Manuel Bolieiro lembrou que  o Governo dos Açores comprometeu-se a apoiar a Universidade dos Açores nos seus sobrecustos de tripolaridade "com a transferência de meio milhão de euros em 2021, já realizados a tempo e horas, 650 mil euros em 2022, já previstos e devidamente orçamentados, e com 800 mil euros para 2023".  "Compromissos assumidos e cumpridos. Pagamentos a tempo e horas", concretizou, antes de lamentar que o Governo da República não tenha cumprido a sua parte no financiamento da instituição, o que merece "solidariedade" do Executivo Regional e um comportamento "ativo" na "justa reivindicação" sobre o tema. "Queremos para a Universidade dos Açores verdadeiro sucesso. O seu desenvolvimento, mais consistente e mais consequente será bom para os Açores e para os Açorianos. Para o nosso futuro coletivo", declarou ainda o Presidente do Governo. Nota relacionada: Intervenção do Presidente do Governo
camera detail audio detail
more
Artigo sem Imagem
Nota de Imprensa
12 de Abril 2022
Nota Informativa (video teste)
Isto é uma Nota Informativa (video teste)
video detail
more